Motor retificado: é algo ruim e contraindicado?
Todo mundo já deve ter ouvido falar que a retificação de motor compromete o carro. Mas acontece que isso simplesmente não é verdade. Ou pelo menos não é uma verdade absoluta, já que depende de ela ser (ou não) bem feita.
No fundo, qualquer reparo depende da qualidade do serviço, não é mesmo? Além disso, mesmo que um motor um pouco mais antigo tenha sido retificado, isso também não compromete sua qualidade final. Até porque, há motores que já foram maltratados, e antigos bem mais conservados.
No fundo, o que faz um carro ser viável e bem conservado, é o cuidado do dono. O que inclui recorrer a manutenções bem feitas, peças originais e, claro, leitura de manual e de especialistas da área. Assim é que se mantém um veículo em dia e com qualidade.
No caso da retífica do motor, vale lembrar que todas as peças que envolvem o processo são de fabricação da própria montadora. Ou seja, isso já é uma afirmação de que a retificação não é um problema em si mesmo, concorda?
Então, basta exigir qualidade de peça e de serviço. Lembrando que as peças precisam ser originais, realmente novas, e conforme os padrões e até as medidas de cada motor. Tudo isso vai fazer com que o motor permaneça em seus parâmetros originais de fábrica.