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Motor retificado: é algo ruim e contraindicado?

Todo mundo já deve ter ouvido falar que a retificação de motor compromete o carro. Mas acontece que isso simplesmente não é verdade. Ou pelo menos não é uma verdade absoluta, já que depende de ela ser (ou não) bem feita.

No fundo, qualquer reparo depende da qualidade do serviço, não é mesmo? Além disso, mesmo que um motor um pouco mais antigo tenha sido retificado, isso também não compromete sua qualidade final. Até porque, há motores que já foram maltratados, e antigos bem mais conservados.

No fundo, o que faz um carro ser viável e bem conservado, é o cuidado do dono. O que inclui recorrer a manutenções bem feitas, peças originais e, claro, leitura de manual e de especialistas da área. Assim é que se mantém um veículo em dia e com qualidade.

No caso da retífica do motor, vale lembrar que todas as peças que envolvem o processo são de fabricação da própria montadora. Ou seja, isso já é uma afirmação de que a retificação não é um problema em si mesmo, concorda? 

Então, basta exigir qualidade de peça e de serviço. Lembrando que as peças precisam ser originais, realmente novas, e conforme os padrões e até as medidas de cada motor. Tudo isso vai fazer com que o motor permaneça em seus parâmetros originais de fábrica.

 

Motor retificado: como saber se foi bem feito?

Além de seguir as indicações do manual e procurar um serviço que garanta as peças certas, o que mais fazer? Bem, há algumas dicas bem práticas, e que qualquer um pode fazer, a começar por reforçar a atenção sobre o desempenho do carro.

Sobretudo nos primeiros mil km rodados, que vão indicar como o motor está. De cara, reforce a atenção sobre os níveis de óleo e de água. Por exemplo, se eles se mantêm dentro da normalidade, e sobretudo se não há vazamentos.

Reparar se há fumaça do escapamento e na sua cor também faz toda diferença. A verdade é que se ela estiver branca demais, pode haver algum problema com o bloco ou o cabeçote. Afinal, isso tende a ocorrer quando está entrando água no seu motor.

Falando em quilometragem, outra dúvida comum é quantos mil quilômetros um motor retificado entrega. Na prática, se tudo for feito corretamente, ele deve durar tanto quanto o motor novo, saído da fábrica. 

 

 

 Sinais de que precisa retificar o motor
 

Quando o motor não está funcionando de maneira adequada, ele dá sinais que há algo errado. Em geral, os sinais que o propulsor está precisando da retífica incluem:

  • alto consumo de combustível;

  • alto consumo de óleo lubrificante;

  • vazamento de óleo;

  • excesso de fumaça no exaustor; 

  • superaquecimento constante;

  • perda de potência;

  • barulhos estranhos, como peças batendo e escape de fluidos.

Ao perceber a ocorrência desses sintomas, leve o veículo a uma oficina especializada em retífica. Lá, ele será avaliado para identificar a origem do problema e extensão dos danos, oferecendo um orçamento para retificar o motor e expectativa de resultado para o serviço.

 

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